Follow by Email

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Inovações na Biblioteca Digital da UFMA

UFMA NOTÍCIAS

29/04 - 17h12


Inovações na Biblioteca Digital da UFMA

A Biblioteca Digital da UFMA tem como objetivo reunir, tratar, conservar e disseminar, em meio eletrônico, a produção técnico-científica gerada pelos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão

A Biblioteca Digital da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem agora seu Repositório Institucional registrado no ROAR (Registry of Open Access Repositories) e no OpenDOAR (The Directory of Open Access Repositories), que são organizações mundiais que reúnem, em forma de acesso aberto, os melhores repositores e servem como um filtro de qualidade.

Esse registro possibilita uma maior visibilidade da produção intelectual da instituição, o que contribui diretamente para uma melhor avaliação científica não só local, mas também nacional. “É importante ressaltar que a divulgação de pesquisas feitas na universidade reflete na sociedade também. Essa é uma forma de dar retorno ao investimento feito para a pesquisa, permitindo fácil acesso tanto para a comunidade acadêmica presencial como para o ensino a distância”, é o que reflete Aparecida Cruz, coordenadora da Biblioteca Digital e do Repositório Institucional da UFMA.
Sobre a Biblioteca Digital:

A Biblioteca Digital da UFMA tem como objetivo reunir, tratar, conservar e disseminar, em meio eletrônico, a produção técnico-científica gerada pelos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão. Pela web torna-se possível ter acesso ao texto completo das dissertações e teses defendidas nos programas de Pós-Graduação, sendo a mesma integrada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT, em nível nacional, e internacional pela Networked Digital Library of Theses and Dissertations - NDLTD, da Virginia Tech University.
Endereço da Biblioteca Digital da Universidade:

http://www.tedebc.ufma.br/ e do Repositório Institucional: http://www.repositorio.ufma.br:8080/jspui/

Para encontrar a UFMA no ROAR, acesse: http://roar.eprints.org/3710/, e para encontrar a UFMA no OpenDOAR basta pesquisar por país acessando http://www.opendoar.org/index.html


Lugar: ASCOM
Fonte: Camila Carneiro
Notícia alterada em: 29/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário