segunda-feira, 14 de maio de 2012



“Museus em um mundo em transformações – novos desafios, novas inspirações” é o tema da 10ª Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 14 e 18 de maio de 2012, no Palácio Cristo Rei, localizado no Centro da capital, em celebração ao Dia Internacional do Museu. Este ano, o evento conta com uma vasta programação que inclui seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibição de filmes.

A Semana pretende sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas atuais, além de ser uma oportunidade para que os museus de todo o Brasil discutam um mesmo tema e se integrem, de modo a intensificar suas relações com a sociedade. O tema, por sua vez, busca debater em cada espaço museal as transformações aceleradas pelas quais o mundo passa, ao se valer das novas tecnologias que proporcionam a divulgação dos museus.

Saiba +
A 10ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Conselho Internacional de Museologia (ICOM) que é realizada sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com o Ministério da Cultura e, comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Mais informações no Palácio Cristo Rei.
Confira a programação!

MANHÃ:

09h – Solenidade de Abertura

O9h20 – Palestra “Os Museus e as Novas Tecnologias da Informação: entraves e desafios” – Prof. Dr. César Augusto Castro – Diretor do Centro de Ciências Sociais e Professor do Departamento de Biblioteconomia da UFMA;

09h40 – Apresentação do Novo Site do Palácio Cristo Rei – Fabiano Penha Barbosa – Técnico do Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI/UFMA;

09h50 às 10h30 – Visita à Exposição dos Recursos Tecnológicos Utilizados pelo Memorial Cristo Rei – Mirante
10h30 – Debate
12h – Encerramento

TARDE:
14h às 17h – Visita dos Convidados do Grupo 1: GRUPO DA ESCOLA DA COOPERATIVA EDUCACIONAL CULTURA ESPORTIVA E DE LAZER – PROFª. ZULEIDE TEIXEIRA PEREIRA e OFICINA: “MUSEUS E FOTOGRAFIA: VIVENCIANDO A TECNOLOGIA ATRAVÉS DO OLHAR”

17h às 18h – Visita a Exposição dos Recursos Tecnológicos Utilizados pelo Memorial Cristo Rei – Mirante

Dia 15 de maio de 2012 – (terça-feira)

MANHÃ:
08h às 11h – Visita dos Convidados do Grupo 2: ALUNOS DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO e OFICINA: “MUSEU E FOTOGRAFIA: VIVENCIANDO A TECNOLOGIA ATRAVÉS DO OLHAR”.
11h às 12h - Visita à Exposição dos Recursos Tecnológicos Utilizados pelo Memorial Cristo Rei – Mirante

TARDE:
15h – Apresentação de Trabalho (Comunicação Oral)
Autora: Anacleta Cordeiro dos Santos / Cintia Régia Machado Teles (Estudantes do Curso de Artes Visuais / UFMA)
Título: “A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA DE HISTÓRIA NATURAL E ARQUEOLOGIA DO MARANHÃO PARA A EDUCAÇÃO: mediação de ensino e aprendizagem entre o aluno e o acervo de arte indígena maranhense”.

15h20 – Apresentação de trabalho (Comunicação Oral)
Autor: Carlos Wellington Soares Martins (Bibliotecário – UFMA e Mestrando em Desenvolvimento Socioespacial e Regional – UEMA)
Título: “O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E OS MUSEUS NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES”.

15h40 – Intervalo, seguido de Visita à Exposição dos Recursos Tecnológicos Utilizados pelo Memorial Cristo Rei – ante Sala do Reitor e oferecimento de um lanche.

16h10 – Apresentação de trabalho (Comunicação Oral)
Autora: Monique de Oliveira Serra (Graduada em Turismo/UFMA e Mestranda em Educação / UFMA)
Título: “MUSEUS DE CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: novos desafios frente à crise de paradigmas”

16h30 – Apresentação de trabalho (Comunicação Oral)
Autora: Joyce Oliveira Pereira (Estudante do Curso de História Licenciatura / UFMA)
Título: “O DIFUSOR DO DISCURSO: o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho”

16h50 – Apresentação de pôster
Autora: Ana Paula dos Santos (Especialista em Inovação Pedagógica / Professora do Centro de Ensino Liceu Maranhense
Título: “A IMPORTÂNCIA DO MUSEU ENQUANTO ESPAÇO PRIVILEGIADO DE RECONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA: o espaço doméstico e familiar do Maranhão no período da Monarquia-República no Museu Histórico e Artístico do Maranhão a partir do olhar dos alunos do Liceu Maranhense – 2º. Ano”

17h às 18h – Intervenção Cultural

Dia 16 de maio de 2012 – (quarta-feira):

MANHÃ:
09h – Apresentação de trabalho (Comunicação Oral)
Autora: Débora Adriano Sampaio (Graduada em Biblioteconomia / Profª Mestra em Ciência da Informação / Profª Assistente da UFCE)
Autora: Alla Moanna Cordeiro de Souza (Estudante do Curso de Biblioteconomia da UFCE)
Título: “ENTRE PASSADO, PRESENTE E FUTURO: preservando a memória fotográfica sobre a Cidade de Juazeiro do Norte – Ceará”

09h20 – Apresentação de trabalho (Comunicação Oral)
Autor: Jean Rousseau da Silva Lira (Estudante do Curso de Turismo da UFMA)
Título: “SÍTIO DO PIRANHENGA: Patrimônio Histórico Perdido na Ilha de São Luís”

09h40 – Intervalo, seguido da Visita à Exposição dos Recursos Tecnológicos Utilizados pelo Memorial Cristo Rei – ante Sala do Reitor e oferecimento de um lanche;

10h10 – Apresentação de trabalho (Comunicação Oral);
Autor: Tássio Adrian Carranza Gutierrez Fernandes (Estudante do Curso de Turismo / Faculdade São Luís – Guia do Palácio dos Leões)
Título: “PALÁCIO DOS LEÕES: uma porta para a descoberta do Maranhão”

10h30 – Apresentação de trabalho (Comunicação Oral)
Autora: Ana Paula dos Santos (Especialista em Inovação Pedagógica / Professora do Centro de Ensino Liceu Maranhense)
Título: “A IMPORTÃNCIA DO MUSEU ENQUANTO ESPAÇO PRIVILEGIADO DE RECONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA: o espaço doméstico e familiar do Maranhão no período da Monarquia-República no Museu Histórico e Artístico do Maranhão a partir do olhar dos alunos do Liceu Maranhense – 2º. Ano”

10h50 – Apresentação de pôster
Autor: Glaucia Regina Gualberto Rodrigues / Mayra Marcelle Carvalho de Sousa dos Santos (Estudantes do Curso de Turismo / UFMA)
Título: “MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO MARANHÃO (MHAM): enquanto equipamento de valorização cultural dos moradores da Cidade de São Luís – MA”

12h – Encerramento.

TARDE:

14h às 17h – Visita dos Convidados do Grupo 3: FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA SERVISAN DO PALÁCIO CRISTO REI/FLANELINHAS E VENDEDORES INFORMAIS DO ENTORNO DO PALÁCIO CRISTO REI e OFICINA: “MUSEU E FOTOGRAFIA: VIVENCIANDO A TECNOLOGIA ATRAVÉS DO OLHAR.”

17h às 18h – Visita à Exposição dos Recursos Tecnológicos Utilizados pelo Memorial Cristo Rei – Mirante

Dia 17 de maio de 2012 – (quinta-feira)

MANHÃ:
08h às 11h – Visita dos Convidados do Grupo 4: ALUNOS DA ESCOLA MODELO e OFICINA: “MUSEU E FOTOGRAFIA: VIVENCIANDO A TECNOLOGIA ATRAVÉS DO OLHAR”.
11h às 12h – Visita à Exposição dos Recursos Tecnológicos Utilizados pelo Memorial Cristo Rei – Mirante

TARDE:
15h – Lançamento do livreto da Gestão do Reitor Manoel Soares Estrela

15h20 – Lançamento do Novo Folder do Palácio Cristo Rei

15h40 – Visita à Exposição dos Recursos Tecnológicos Utilizados pelo Memorial Cristo Rei – Mirante

17h às 18h – Sarau do Rei: “Poesia vivendo os 400 anos de São Luís” – Grupo de Poesia da UEMA, Perfomance com a Artista Letícia Raquel e o Músico Lucas Parreão – Terraço Reitoral

Dia 18 de maio de 2012 – (sexta-feira)

MANHÃ:
08h às 11h – Visita dos Convidados do Grupo 5: ALUNOS DO COLÉGIO LICEU MARANHENSE e OFICINA: “MUSEU E FOTOGRAFIA: VIVENCIANDO A TECNOLOGIA ATRAVÉS DO OLHAR”

11h às 12h – Visita à Exposição dos Recursos Tecnológicos Utilizados pelo Memorial Cristo Rei – ante Sala do Reitor e Apresentação de Canto Lírico – por Manoel Monte Negro, Ex Informante Anfitrião

TARDE:
14h às 17h – Visita dos Convidados do Grupo 6: ALUNOS DO GRUPO DE IDOSOS DE ALTIVA e OFICINA: “MUSEU E FOTOGRAFIA: VIVENCIANDO A TECNOLOGIA ATRAVÉS DO OLHAR”.

17h às 18h – Visita à Exposição dos Recursos Tecnológicos Utilizados pelo Memorial Cristo Rei – Mirante, seguida da Apresentação do Projeto “Recital no Palácio” (em parceria com a Professora Angélica, Regente do Coral da UFMA), nas dependências do Memorial Cristo Rei.


Fonte: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=12584

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário