Follow by Email

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Filmes com Bibliotecários como protagonistas

A falta de referenciais do profissional bibliotecário em livros, filmes, televisão é tão grande que resolvi garimpar uns títulos cinematográficos onde o(a) bibliotecário(a) seja o protagonista na história (e não apareça de forma rápida e imperceptivel) segue a lista e alguns comentários sobre as películas.


NO MUNDO DE 2020

No mundo de 2020 (Soylent Green) (MGM, 1973)
Diretor: Richard Fleischer.
Roteiro: Stanley R. Greenberg, baseado no romance de Harry Harrison.
Elenco: Charlton Heston, Leigh Taylor-Young, Chuck Connors, Joseph Cotton, Brock Peters, Edward G. Robinson, Whit Bissell, Dick Van Patten
Sinopse: No ano de 2022 o mundo superpopulado sofre com o aquecimento e o efeito estufa. Todos são obrigados a morar nas cidades e sofrem com a falta de comida natural. Um pote de geléia de morangos custa 150 dólares, de modo que a maioria das pessoas ingere uma comida artificial conhecida como Soylent Green. Quando o policial detetive Thorn (Heaston) investiga um estranho caso de morte que envolve um executivo da Soylent Corporation, ele descobre a verdadeira fonte do produto.
Foco na profissão: Nesta desolada visão de futuro, os bibliotecários comandam o mundo porque eles são os únicos que têm, ou sabem onde conseguir, a informação. Mas isto não chega a ser um elogio à nossa profissão, a considerar no que o mundo de Soylent Green se transformou. O filme é sombrio, mas traz uma reflexão interessante sobre a explosão da informação. Importante lembrar que esta dominação dos bibliotecários foi vislumbrada bem antes* dos computadores e da explosão da informação.

Nesse somos os vilões, o filme ainda conta com a presença do grande Charlton Helston

Trailer


O DESPERTAR DAS TORMENTAS

(Storm Center) (Columbia, 1956)
Diretor: Daniel Taradash.
Roteiro: Elick Moll, Daniel Taradash.
Elenco: Bette Davis, Kevin Coughlin, Kim Hunter, Brian Keith, Paul Kelly, Katheryn Grant
Sinopse: História de Alicia Hull (Davis), bibliotecária de uma pequena cidade cujo trabalho é introduzir as crianças no mundo dos livros. Como retorno ao pedido de recursos para a construção de uma ala infantil na biblioteca, o conselho municipal pede que ela retire do acervo o livro O Sonho Comunista nesse período caracterizado pelo Macartismo e a caça às bruxas. Quando ela nega o pedido, os membros do conselho questionam suas atividades do passado. Então ela é demitida e rotulada de subversiva. O juiz Ellerbe (Kelly) acha que ela foi tratada injustamente e convoca uma reunião. Paul Duncan (Keith), um jovem político ambicioso, namorado da bibliotecária assistente Martha Lockeridge (Hunter), vê na reunião uma oportunidade para se projetar e acusa Alicia de comunista. Seu discurso belicoso conduz toda a cidade contra Alicia, exceto o menino Freddie (Coughlin), o favorito da bibliotecária. Ele vai se tornando cada vez mais enraivecido com a atitude da cidade, até atear fogo na biblioteca. E quando a biblioteca arde em chamas, as pessoas mudam repentinamente suas posições e chamam Alicia de volta ao trabalho para supervisionar a construção de uma nova biblioteca.
Foco na profissão: Storm Center é a quintessência da anti-censura, mostrando uma imagem forte e positiva das bibliotecárias personificadas por Bette Davis e Kim Hunter. Embora a narrativa seja datada e a mudança das pessoas seja mostrada de forma inverossímel, Davis é convincente como a bibliotecária de princípios, especialmente quando ela lança a questão: "Como posso me livrar de um livro?" ...
Caramba!!! Bette Davis fazendo um papel de bibliotecária...não precisa de mais nada!

Cena Inicial do filme


GOLPE SUJO


Comédia de humor negro com Goldie Hawn no auge da beleza e da forma física, ela era na época o que Angelina Jolie é hoje, a atriz mais badalada, além de contar com o excelente Chevy Chase numa química excelente na tela. Ela interpreta uma bibliotecária que sem querer envolve-se numa trama de assassinato. Rumores de que o filme teria uma adaptação com a filha de Goldie: Katie Hudson estão cada vez mais fortes. O filme ainda conta na trilha sonora com uma belissima canção de Barry Manilow que fez muito sucesso na época e deve ter embalado o namoro de nossos pais: Ready to take a chance again

Trailer


e a cena do filme com a música


O VENDEDOR DE ILUSÕES



Diretor: Morton DaCosta.
Roteiro: Marion Hargrove.
Elenco: Robert Preston, Shirley Jones, Buddy Hackett, Hermione Gingold, Paul Ford, Ron Howard
Sinopse: Neste delicioso musical o vigarista "professor" Harold Hill (Preston) tenta impressionar uma pequena cidade de Iowa com a criação de uma banda marcial. Mas as coisas não acontecem de acordo com o planejado quando a bibliotecária (Jones) descobre as mentiras e tenta desmascarar o professor diante do prefeito (Ford).
Foco na profissão: Jovem, bela e solteira, Marion (Jones) é o estereótipo perfeito da bibliotecária de cidade pequena. A esposa do prefeito denuncia que Marion está emprestando à sua filha "livros indecentes" como Rubaiyat, de Omar Khayyam. Mais tarde Marion rasga a página de um livro da biblioteca para impedir que o prefeito descubra as mentiras do professor Hill. Este filme (e a peça que o precedeu) marcou a expressão "Marion, a bibliotecária"* na profissão. Apesar do retrato estereotipado de bibliotecária solteirona e de coque, Marion fornece uma imagem bastante positiva de bibliotecários que estão dispostos a lutar contra a censura. De fato, ela escorrega na ética profissional quando rasga fora a página do livro para proteger o professor Hill. Mas isto apenas prova que os bibliotecários são humanos.

Trailer


BALADAS EM NOVA YORK


Filme muito divertido com Parker Posey, cont a história de uma garota festeira que acaba se envolvendo com a policia após uma noite de excessos, contraindo uma divida ela fica sem dinheiro e acaba recorrendo a tia bibliotecária que lhe oferece um emprego na biblioteca municipal. A principio ela detesta a idéia de trabalhar numa biblioteca mas com o passar dos tempos acaba gostando e se encontrando enquanto pessoa e profissional. legal do filme é que a maioria das cenas são na biblioteca e ate a CDD, as fichas e um retrato de Dewey aparece no filme. Detalhe para a cena da organização da biblioteca dançando e quando ela organiza os discos de seu amigo DJ.

Trailer


A MÚMIA



Rachel Weizs interpreta uma bibliotecária meio maluquinha no filme A Múmia sempre com uma solução inteligente para os problemas que apareciam, mas com uma certa difuculdade para relacionamentos, bem o estereótipo do bibliotecário.

Trailer



ANTARTICA



Filme que conta várias histórias de pessoas que vivem em Israel, numa dessas histórias conta a história de um bibliotecário. O filme tem uma temática homossexual e mistura dramas humanos com extraterrestres.

Trailer

TE AMAREI PARA SEMPRE



Um bibliotecário de Chicago, portador do "gene da viagem no tempo", visita a esposa em diferentes pontos da vida dela. As viagens são realizadas de maneira involuntária e irão trazer sérios problemas para o relacionamento de ambos. Baseado no Best Seller "A mulher do Viajante no Tempo".

Trailer




TRILOGIA: O BIBLIOTECÁRIO




Trilogia de filmes feitos para a televisão americana muito bem sucedida por sinal, conta a história de um bibliotecário que tem que cuidar de um acervo não muito comum, com itens que vão desde a espada excalibur até outros artefatos mitologicos. As historias são bem Indiana Jones e o melhor são os subtítulos das histórias: Em busca da lança do destino; regresso as minas do Rei Salomão e a maldição do cálice de Judas.

Trailer



AMOR EM OUTRA LÍNGUA



Esse peguei do blog de Marcelo Diniz (BiblioDados) e ainda não tive oportunidade de ver. Mas segue a sinopse e trailer:
Onur, que é surdo desde o nascimento, trabalha como bibliotecário. Seu pai deixou sua mãe e ele (quando ele tinha sete anos), e Onur sempre se culpou por isso. Apesar de ser capaz de falar, ele optou por permanecer em silêncio por causa do olhar de piedade das pessoas para com ele. Na festa de noivado de seu amigo Vedat , ele conhece Zeynep, que mais tarde descobre sobre a deficiência auditiva de Onur, mas não se incomoda. Ela é forçada por seu pai dominador a sair de casa e consegue um emprego em um call center. Tendo que falar ao telefone o dia todo com pessoas que ela não conhece, Zeynep encontra a paz com Onur com o qual ela se comunica perfeitamente sem falar…

Trailer




AGNES E SEUS IRMÃOS

 
Agnes é um transexual que trabalha como dançarina noturna e enfrenta dificuldades com o atual namorado. Obcecada pela mãe que nunca chegou a conhecer, Agnes não parece ter muita coisa em comum com seus dois irmãos: Hans Jorg, um bibliotecário desajeitado e tímido e Werner que é um politico bem sucedido, mas vive um casamento infernal. Quando os percalços cotidianos ameaçam enfrentá-los com seus limites, os três irmãos começam a perceber que suas vidas não são tão diferentes quanto parecem.

Trailer



Então é isso, se alguem souber de mais pode contribuir, depois faremos um de livros, ok?


7 comentários:

  1. Gostei muito desta reunião de filmes com os profissionais em primeiro plano, ahh!tem um tb com Jack Chan, só que no caso o amigo dele no filme é um espião, ele finge que tem a profissão de bilbiotecário, pra esconder sua verdadeira identidade.

    Iole Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. Segue a lista dos que já vi e tratam de livros e bibliotecas.

    http://socializandofilmes.blogspot.com/search/label/Livros

    ResponderExcluir
  3. Blz Vagner, vou dar uma olhada e compartilhar

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de indicar um filme também relacionado a biblioteconomia, espero que gostem: http://dublado720.blogspot.com.br/search?q=o+nome+da+rosa

    Atenciosamente
    Valdirene K. G. Carneiro
    Cursando TÉCNICO EM BIBLIOTECONOMIA
    TECPUC PR

    ResponderExcluir
  5. Há um filme que traz a figura do Bibliotecário - "Não tenha medo do escuro"
    O Bibliotecário não é o personagem principal na narrativa, mas aparece como figura importante para que o trajeto dos personagens tivessem um bom desfecho.

    ResponderExcluir
  6. o filme CANDELABRO ITALIANO é lindo!!!! Romance - história de uma bibliotecária. É O MEU PREDILETO. https://www.youtube.com/watch?v=Wr3VmwzaIGM

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário