Follow by Email

sábado, 28 de maio de 2011

Biblioteca Central da UFMA inovada e ampliada: essa é a verdade !

Ao vivo, no Programa Cidade Universitária na Rádio Universidade(106,9) dia 27.05, às 12:00h, a Jornalista e assessora de comunicação da UFMA, Profa. Ms. Giselle Marques, informa a verdade sobre falsos dados divulgados contra a Insituição, pela rede Globo.

Na reportagem equivocada do Jornal da Globo, a biblioteca mostrada não é a Central da UFMA, e sim a antiga setorial de Farmácia, localizada no Palácio das Lágrimas,centro histórico de São Luís,onde ainda estão apenas os livros considerados Clássicos da área. O curso funciona atualmente, quase em quase sua totalidade, em novas e modernas instalaçãoes no Campus do Bacanga.

Segundo a diretora da Biblioteca Central, Conceição Pereira de Souza, no que tange ao curso de Farmácia foram colocados à disposição 2 mil livros novos no acervo e acrescentou: A biblioteca digital já possui 3.500 e-books, em 2007 eram 180.266 exemplares, hoje o acervo bibliográfico da universidade federal é de 307.100 obras. Ela detalhou também: ...Portanto, foi realizada praticamente a duplicação do acervo,e ainda investimentos na capacitação de pessoal, aumento do número de bolsistas, investimento em segurança e área tecnológica, como o acesso remoto ao Portal da Capes e instalação de rede sem fio, destacou a bibliotecária.

Temos também: Repositório Institucional

A Biblioteca Digital da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem agora seu Repositório Institucional registrado no ROAR (Registry of Open Access Repositories) e no OpenDOAR (The Directory of Open Access Repositories), que são organizações mundiais que reúnem, em forma de acesso aberto, os melhores repositores e servem como um filtro de qualidade.

Esse registro possibilita uma maior visibilidade da produção intelectual da instituição, o que contribui diretamente para uma melhor avaliação científica não só local, mas também nacional. “É importante ressaltar que a divulgação de pesquisas feitas na universidade reflete na sociedade também. Essa é uma forma de dar retorno ao investimento feito para a pesquisa, permitindo fácil acesso tanto para a comunidade acadêmica presencial como para o ensino a distância”, é o que reflete Aparecida Cruz, coordenadora da Biblioteca Digital e do Repositório Institucional da UFMA.

Ouça aqui o programa Cidade Universitária, edição de 27 de maio 2011



Saiba mais sobre a Biblioteca Digital:

A Biblioteca Digital da UFMA tem como objetivo reunir, tratar, conservar e disseminar, em meio eletrônico, a produção técnico-científica gerada pelos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão. Pela web torna-se possível ter acesso ao texto completo das dissertações e teses defendidas nos programas de Pós-Graduação, sendo a mesma integrada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT, em nível nacional, e internacional pela Networked Digital Library of Theses and Dissertations - NDLTD, da Virginia Tech University.

Assista ao vídeo da atual Biblioteca Central da UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário