Follow by Email

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Antiga Biblioteca Pública de Imperatriz será primeiro Ponto de Cultura



A reforma do prédio da antiga Biblioteca Pública de Imperatriz será concluída nos próximos dias. De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, Antônio Lucena, no local funcionará o primeiro Ponto de Cultura da cidade, que terá uma sala filatélica – sala de selos – galeria de arte, espaço para oficinas e casa da memória.

O prédio segundo o presidente será patrimônio da FCI e administrado pela própria fundação. Mas, ele ressalta que “é um espaço público que vai ser devidamente usado para fazer cultura”. Questionado sobre a data de entrega do prédio para a população, Lucena disse que a primeira parte da reforma, que é a parte física, será concluída nos próximos dias. A segunda etapa, que é a mobília do centro, ainda não tem data para início, assim como a inauguração do ponto de cultura.
O local foi motivo de disputa judicial entre município e o movimento Ocuparte, que ocupou o prédio em 2008, permanecendo ali por mais de um ano, período em que desenvolveu diversas atividades culturais como: oficinas, exposições, espetáculos, shows, todos abertos à comunidade. O objetivo do movimento era ocupar os espaços abandonados na cidade para promover a arte.
Antes da ocupação, o prédio abandonado pelo município, servia de banheiro público, local de consumo de drogas e por mais de uma vez, mulheres foram estupradas ali. O movimento desocupou o prédio em 2009, após acordo com a prefeitura. Entre as exigências para o acordo, estavam a revitalização do prédio e contratação de vigia para o local.
Para Lucena, o Ponto de Cultura será uma conquista, sobretudo, da sociedade civil e também do movimento Ocuparte. “Todos os ‘fazedores’ de cultura serão beneficiados com o espaço”, disse o presidente.

Fonte: http://www.imperatriznoticias.com.br/noticias/cultura/3941-antiga-biblioteca-publica-sera-primeiro-ponto-de-cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário