segunda-feira, 29 de agosto de 2011

UFMA assina convênio com a Universidade de Aveiro- Portugal


Com o convênio será permitido um elo entre o curso de Biblioteconomia da UFMA e o curso de Comunicação e Arte da UA

A Universidade Federal do Maranhão assinou, nesta sexta-feira, 26, um convênio de cooperação acadêmica, científica e cultural com a Universidade de Aveiro, (UA) em Portugal. O convênio tem por objetivo promover a cooperação internacional e desenvolver interesses comuns nos domínios do ensino superior, da pesquisa e de serviços, em que ambas as instituições tenham interesses mútuos.
Na cerimônia de assinatura do convênio estavam presentes o Reitor da UFMA prof. Dr. Natalino Salgado Filho, a profª doutoranda Cássia Furtado, do departamento de Biblioteconomia da UFMA e representante da Universidade Aveiro, o vice-governador do Maranhão Washington Luís Oliveira, o prof. Dr. Areolino de Almeida Neto, Assessor de Internacionalização da UFMA, a profª Madalena Alves Loyaza, Coordenadora do Programa de Internacionalização da UFMA (Procin), a profª Maria de Fátima Fonteles, Assessora de Convênios da UFMA, a profª Cenidalva Teixeira, Assessora de Interiorização da UFMA, o prof. Othon Bastos Filho, Diretor do Núcleo de Educação à Distância (Nead), a profª Raimunda Ribeiro, coordenadora do curso de Biblioteconomia da UFMA.
Com o convênio será permitido um elo entre o curso de Biblioteconomia da UFMA e o curso de Comunicação e Arte da UA. Através dele, a profª Cássia Furtado, que faz Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais na UA, desenvolverá o Projeto Biblon no Maranhão. O Projeto Biblon é uma plataforma de livros infantis digitais disponíveis em um portal na Internet que tem por objetivo principal incentivar a leitura. Segundo a profª Cássia Furtado, o Projeto Biblon é direcionado para crianças alunas do ensino fundamental e pode ser utilizado tanto em sala de aula como em bibliotecas. “Com o projeto Biblon, as crianças poderão ler de forma divertida e interativa, além de poderem utilizar a informática lúdica, pois elas podem adicionar imagens, vídeos, fazer amigos, formar grupos e muito mais”, disse a profª Cássia Furtado, gestora do Projeto Biblon.
Para o reitor Natalino Salgado, este convênio é de grande relevância para a UFMA e para o Maranhão. “O convênio expressa uma política de fortalecimento da internacionalização da Universidade, pois nó sabemos que vivemos num mundo globalizado e não podemos ficar no isolamento. Com o investimento na ciência e principalmente no incentivo à leitura a tendência é que o estado do Maranhão cresça cada vez mais e a UFMA se torne referência em educação superior”, falou Natalino.
O Projeto Biblon trata-se de uma rede social em torno da literatura que foi projetado nos moldes da Web 2.0. Em Portugal, o projeto já é utilizado em cinco escolas e através da UFMA, o Maranhão será o primeiro estado brasileiro a receber a instalação da plataforma. A meta é levar o Projeto para escolas do interior do estado como forma de supri a carência de livros, além de promover a leitura. 

Fonte: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=11227 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário