sexta-feira, 19 de agosto de 2011

IV Semana Montelliana homenageia Josué Montello

 

A Secretaria de Estado de Cultura (Secma) promove, por meio da Casa de Cultura Josué Montello, no período de 23 a 26 a agosto, mais uma edição da IV Semana Montelliana, em homenagem ao aniversário de nascimento do escritor maranhense Josué Montello, patrono da Casa.
No intuito de promover uma série de ações culturais, acadêmicas e educativas, direcionadas aos integrantes dos mais variados segmentos da sociedade ludoviscense, entre escritores, professores, literatos, poetas, pesquisadores e estudantes, artistas e ao público amante da literatura. A programação contará com exposição do acervo da Casa, sobre vida e obra do escritor.
A Semana Montelliana congrega estudantes, professores e pesquisadores que desenvolvem estudos sobre a obra e legado deixado por Josué Montello. A socialização e aprofundamento do debate sobre a produção do conhecimento no campo da leitura maranhense, em especial às obras do autor, ganharam espaço durante a programação. Além de estabelecer parceria com esferas e sistemas de ensino, bem como universidades públicas e privadas, em redes estaduais e municipais; a semana também busca dar mais ênfase, foco, visibilidade e preservação à memória e as pesquisas desenvolvidas acerca da vida e obra de Montello.
A programação do dia 23/08, será aberta às 18h 30, com a retrospectiva do lançamento dos romances: "Janelas Fechadas (70 anos)", "Cais da Sagração" (40 anos), e "Largo do Desterro (30 anos)", seguido do lançamento do blog da Casa de Cultura Josué Montello e entrega do quadro com foto do escritor doado por DonaYvonne Montello (viúva de Montello) para a Academia Militar do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Às 19h acontecerá a palestra "A estilística Montelliana: Tradição e modernidade com o palestrante Hagamenon de Jesus, poeta maranhense contemporâneo. Nesse dia a programação será encerrada às 20h.
Na quarta-feira (24) a programação iniciará às 15h com a palestra: "Da importância da obra de Josué Montello para novos leitores e escritores: um testemunho”, ministrada pelo palestrante Bruno Azevedo, escritor maranhense. Nos dias 25 e 26, no horário das 15h às 17h, alunos de escolas públicas do ensino médio participarão de visita monitorada na Casa de Cultura.

Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/2011/8/19/iv-semana-montelliana-homenageia-josue-montello-166946.htm

Um comentário:

Escreva aqui seu comentário