Follow by Email

terça-feira, 26 de julho de 2011

Congresso Vaga Lume





Encontro visa formar voluntários para atuação em projetos de leitura na Amazônia Legal Brasileira

O núcleo rural de Sobradinho, cidade-satélite de Brasília, será sede do 5º Congresso Vaga Lume, que acontece entre os dias 26 e 30 de julho. O objetivo do evento é contribuir para a formação continuada dos voluntários que atuam no projeto. O encontro reunirá mais de 90 participantes, entre técnicos, professores e lideranças comunitárias dos 23 municípios da Amazônia Legal brasileira onde a instituição atua.

A Vaga Lume é uma Organização Social de Interesse Público, sem fins lucrativos, fundada em 2001, e tem o apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Rouanet. Seus projetos de educação e cultura são desenvolvidos a partir do trabalho voluntário. Para a instituição, “investir em seres humanos é a melhor estratégia para a transformação de uma realidade.”
No 5º Congresso, o MinC será representado pelos consultores da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura (DLLL), Ana Dourado, que falará sobre a articulação entre a sociedade civil e o poder público na atual política nacional de livro e leitura, e Fernando Braga, que destacará o Programa Agentes de Leitura, desenvolvido pelo MinC, no âmbito do Programa Mais Cultura.
Ao longo dos cinco dias do encontro serão discutidos temas como capacitação de mediadores, produção de livros artesanais e oralidade, mobilização de recursos, monitoramento e gestão das bibliotecas comunitárias. Os congressos da Vaga Lume são realizados desde 2006 para difundir a metodologia da instituição. Esses encontros proporcionam a reciclagem de conhecimento para os que já conhecem o projeto e formam novos voluntários para atuarem nas comunidades.
O trabalho voluntário é desenvolvido em 23 municípios rurais da Amazônia Legal brasileira, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Também há uma atuação na cidade  de São Paulo, onde a Vaga Lume está sediada.
O 5º Congresso acontecerá no RM Hotel Fazenda, situado na rodovia DF-440, Núcleo Rural de Sobradinho, Distrito Federal.
Mais informações: (11) 3032-6032.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)



Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2011/07/26/congresso-vaga-lume/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário