quarta-feira, 13 de julho de 2011

Biblioteca Pública leva Livro na Praça à zona rural nas férias



O Projeto Livro na Praça está movimentando as férias de julho na zona rural de São Luís.
Nesta quarta-feira (13), as atividades educativas e culturais estão sendo realizadas na comunidade de Taim; na quinta-feira (14) ocupam a escola Arthur Azevedo, na Vila Cabral Miranda; e no sábado (16), movimentam o Rio dos Cachorros.
O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite, em parceria com a empresa Alumar.O roteiro, com participação do Carro Biblioteca, destaca atividades como a Hora do Conto, jogos educativos, exposição livros, oficinas de criatividade com desenhos e pintura, bingo literário, jogos de adivinhações e animação teatral.
O evento acontece sempre das 9h às 17h.Paralelo às atividades educativas, o Projeto Livro na Praça está realizando avaliações nas comunidades. “Nós queremos conhecer as mudanças ocorridas nas áreas beneficiadas. Hoje, pelos relatos dos pais e lideranças, sabemos que os resultados são positivos, com aumento de interesse pela leitura e pelo livro. Também queremos avaliar para detectar possíveis falhas e melhorar o desempenho”, afirmou Rosa Maria Ferreira Lima, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite.
Após a avaliação, cada comunidade receberá kit com 200 livros para a instalação de uma biblioteca. O objetivo é a reestruturação desses espaços.
Também serão escolhidos mediadores de leitura nas localidades, para que o projeto tenha continuidade. “Nosso objetivo é envolver a comunidade visando articular a construção e instalação de bibliotecas de excelente qualidade, a exemplo do que ocorreu no Rio dos Cachorros”, afirmou Rosa Lima.
O próximo passo do projeto será a realização de oficinas para organização e dinamização desses espaços.
Tendo como público-alvo os mediadores comunitários, as oficinas acontecerão de 22 a 26 de agosto, na Biblioteca da Escola Mário Meirelles, em Mangue Seco, Pedrinhas.Premiado pelo Ministério da Cultura em 2001, o Projeto Livro na Praça existe há mais de 10 anos no Maranhão, atuando nas comunidades do Anjo da Guarda, Itapera, Muriaí, Coqueiro, Pedrinhas, Vila Embratel, Mojó, Rio dos Cachorros e Igaraú.
A ação, que se estende a escolas comunitárias, tem objetivo de promover e incentivar o gosto pela leitura, sempre levando uma programação que aborda temas voltados para a cidadania, envolvendo crianças do ensino fundamental, de 7 aos 14 anos.

Fonte: http://imirante.globo.com/noticias/2011/07/13/pagina279336.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário