sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Biblioteca Pública Municipal incentiva alunos à leitura nas escolas da rede


A coordenadora da Biblioteca Pública Municipal de Imperatriz Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), Edlúcia Rodrigues, destaca ações e projetos realizados em 2011.
“A Biblioteca Pública Municipal tem como prioridade oferecer atendimento de qualidade ao público em geral visando a satisfação dos usuários, colaborando com as ações desenvolvidas pela SEMED, desenvolvendo projetos em diversas escolas da Rede Municipal, como: “Orientação e organização das bibliotecas escolares”; “Leitura em Foco”; “Noções básicas para organização de bibliotecas escolares”; “Amigos do Livro” e realização de atividades na “Semana da Biblioteca” , afirma.
Edlúcia ressalta ainda que até o momento, 22 escolas foram contempladas com os projetos de leitura e 24 com o projeto de orientação para os funcionários responsáveis pelas bibliotecas escolares.
“Destacamos o aumento significativo no ano de 2010 e 2011 em quantidade como em qualidade, pois a cada trabalho desenvolvido temos adquirido conhecimento e experiência o que nos instiga a trabalhar com mais eficiência. Para isso, contamos com todo o apoio da Prefeitura de Imperatriz através da Secretaria de Educação. Assim, afirmamos que a Biblioteca Pública Municipal avançou durante esta gestão e melhorou suas ações através do intercâmbio com as escolas, contribuindo para melhorar a educação da comunidade”.

Histórico
A Biblioteca Pública Municipal foi criada no dia 05 de julho de 1974 pela lei Delegada 44/74 do Artigo 1º pelo interventor Dr. Antonio Rodrigues Bayma Júnior.
Após sua criação, recebeu o nome de Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho, professor como era conhecido, nasceu em Caxias-MA, formado no hoje extinto Curso de Letras Anglo Germânicas na Faculdade Católica de Filosofia (agregada a Universidade do Ceará). Incansável pesquisador, muito contribuiu para as produções científicas com estudos e ensaios publicados. Foi um dos primeiros professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em Imperatriz, onde ministrava aulas de Latim, Literatura Inglesa e Americana, Língua e Literatura Portuguesa.
A biblioteca funcionava em dependências alugadas e somente no ano de 1983, sob a gestão do Prefeito Municipal Dr. Carlos Gomes de Amorim, ganhou sede própria, situada a Rua Simplício Moreira (Centro) e foi ampliada em 1985 na gestão do prefeito José de Ribamar Fiquene.
Devido a problemas estruturais do prédio, no ano de 2002, sua sede foi transferida provisoriamente para um prédio alugado, situado na Rua Hermes da Fonseca, n.º 36, Centro, onde permaneceu até dezembro de 2009. Atualmente, a instituição está funcionando na Rua São Domingos (nº 10- Centro).

Fonte: http://www.portalitz.com.br/noticias/cidade/2011/12/19/biblioteca-publica-municipal-incentiva-alunos-leit/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário