sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Palácio Cristo Rei dá início a nova etapa de organização do Acervo

Dando continuidade ao processo de organização do acervo,iniciou uma nova etapa desta ação com o acondicionamento provisório do acervo documental na Sala dos Fatos Memoráveis a fim de selecionar o acervo e proceder a organização sistemática.
O trabalho de sistematização iniciou no ultimo dia(9),tendo como membros participantes a bolsista do Curso de Biblioteconomia, Gabrielle Carvalho Frazão,A Administradora do Memorial, Clores Holanda Silva (Especialista em Gestão de Arquivo)e coordenadora da ação.
O processo de organização do acervo resulta de um projeto desenvolvido por Clores Holanda Silva em conjunto com os bolsistas: Anderson de Araújo Cabral, Adriana Cabral de Oliveira, Gabrielle Carvalho Frazão, Herbelly Carolyne Lima dos Santos (Curso de Biblioteconomia), Lúcia Nonata do Nascimento e Luís Paulo Silva (Curso de História Bacharelado).
A finalidade maior da ação se justifica pelo fato de que no Palácio Cristo Rei se encontravam documentos não só da Universidade, por isso era preciso que houvesse uma seleção dos documentos existentes, sendo que todos os documentos pertencentes à Universidade permaneceriam na Sala dos Fatos, e os outros seriam transferidos para a Sala da Reserva Técnica.
O procedimento compreende na separação de documentos, como ofícios, periódicos, revistas, correspondências oficiais; a identificação e nomeação de caixas com o tipo, ano e setor do documento; Os documentos que não são relacionados a UFMA, seguem para a Sala da Reserva Técnica.
Com esta organização o Memorial poderá oferecer muito mais estrutura não só para os arquivos, mas também para os pesquisadores, que costumam consultar a Sala dos Fatos Memoraveis com o objetivo de conseguir informações sobre a história da UFMA. 

Fonte: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=11705

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário