quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Biblioteca Pública Benedito Leite: Biblioteca Dinâmica vai suprir carências de leitores de baixa renda

A Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) vai realizar, no período de outubro de 2011 a maio de 2012, um conjunto de ações técnicas e culturais em bibliotecas públicas municipais como parte do Projeto Biblioteca Dinâmica. O projeto é uma parceria do  Governo do Estado com Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). Capacitação de Gestores e Mediadores de Leitura; Supervisão; e Dinamização de Bibliotecas Públicas são as etapas do projeto a serem executadas pela BPBL.
O projeto Biblioteca Dinâmica irá contribuir para amenizar uma das carências da população de baixa renda quanto ao acesso às bibliotecas aparelhadas, com espaço adequado, livros de qualidade e pessoal qualificado para possibilitar a prática da leitura e a formação de leitores críticos. O programa visa, também, promover um conjunto de ações necessárias para que equipamentos culturais possam atuar de maneira integrada e eficiente nos 20 municípios maranhenses que, recentemente, tiveram suas Bibliotecas Públicas instaladas, informou Rosa Maria Lima, diretora da BPBL e executora do projeto no Maranhão.
Durante os sete meses de execução serão realizados três cursos de capacitação para gestores e auxiliares de bibliotecas, visando qualificar profissionais para desenvolverem trabalhos de planejamento e administração de unidades de informação; melhor utilização dos espaços no que se refere ao atendimento ao público; formação e organização do acervo; elaboração de projetos; dinamização e orientação nas necessidades de informação dos usuários.
Os cursos com carga horária de 40 horas/aula terão como público alvo gestores e auxiliares de bibliotecas e serão ministrados por bibliotecários especialistas em Leitura e Formação de Leitores com experiência em organização e administração de bibliotecas, processamento técnico do acervo e elaboração de projetos.
Na segunda etapa o programa supervisionará as 20 bibliotecas públicas municipais contempladas a partir de 2009. Um conjunto de atividades culturais priorizando a leitura e sua integração com as demais linguagens artísticas serão desenvolvidas nessas bibliotecas, na busca de facilitar o acesso de crianças, jovens e adultos aos bens culturais, especialmente ao livro, utilizando o acervo e equipamentos do Carro Biblioteca.

Fonte: http://www.maranhao.gov.br/agencia/noticia.php?Id=19306

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário